O que é manutenção predial?

O que é Manutenção Predial?

Você sabe o que é manutenção predial? Este é um serviço prestado pela Brazabe e que é extremamente importante para o bom funcionamento do prédio e para a segurança de todas as estruturas que compõem a arquitetura e a engenharia dos edifícios. Mas você sabe o que é essa manutenção e quais são os motivos que a torna importante?

Neste artigo, a gente te explica tudo sobre o que é manutenção predial e qual a sua importância para o bom funcionamento da estrutura dos prédios e para manter a segurança dos moradores. Quer saber mais? Então fique ligado no conteúdo a seguir.

O que é Manutenção Predial?
Fonte: Freepik

O que é manutenção predial

A manutenção predial nada mais é do que um serviço voltado para a análise e atualização das estruturas dos prédios. A análise é importante, principalmente, para identificar falhas estruturais, garantindo a segurança de toda a estrutura e prevenindo o aparecimento de problemas mais graves.

O processo de manutenção predial também passa por uma questão de modernização de toda a estrutura do prédio, o que garante que ele não ficará formado por peças ultrapassadas que venham a dar problema e conseguindo, assim, que ele esteja sempre em boas condições.

Todas as construções precisam passar pela manutenção predial durante todo o seu período de vida útil. Caso contrário, tem a possibilidade de o prédio perder toda a sua funcionalidade e, assim, se tornando obsoleto ou, muitas vezes, podem ocorrer grandes desastres como desabamentos por conta de rachaduras estruturais não analisadas que apontam problemas no “esqueleto” do local.

Manutenção Predial
Fonte: Freepik

Importância da manutenção predial

Como já citamos anteriormente no artigo, a manutenção predial é essencial para o bom funcionamento do prédio e de todo o condomínio. Além de agregar valor para a propriedade, ele permite que todos os moradores possam ter mais segurança, principalmente por passar por uma grande análise estrutural e manutenção de equipamentos e áreas do prédio.

Um prédio que passa por essa manutenção dificilmente terá problemas futuros e, com certeza, contará com equipamentos renovados e com áreas não obsoletas. Diferentemente de prédios com baixa taxa de manutenção e com uma rotina não definida, que vai dando fim a determinadas áreas por se tornarem inabitáveis ou nada funcionais.

Essas falhas podem ser separadas em 3 categorias diferentes, sendo elas mínimas, regulares ou críticas. A primeira tem relação a pequenos prejuízos estéticos ou anomalias que não são de grande risco e não têm probabilidade de se tornar algo maior, como uma pintura desgastada.

As falhas regulares podem ser conceituadas como aquelas que geram uma maior perda de funcionalidade e precisam de uma manutenção a curto prazo. Normalmente, os problemas são sem prejuízo à operação de sistemas, redução do desempenho ou deterioração precoce com desvalorização.

As falhas críticas são aquelas que promovem um maior problema com relação a segurança ou saúde dos moradores, podendo ocasionar um problema muito maior na estrutura  desvalorização acentuada.

Manutenção no Condomínio
Fonte: Freepik

Faça a gestão da sua manutenção predial com a Brazabe

Quando falamos em manutenção predial para condomínio, por exemplo, ela acaba se tornando algo de responsabilização civil dos responsáveis síndicos ou proprietários do local. A não realização da mesma pode, inclusive, virar questão judicial em processos abertos por moradores.

Por isso, é fundamental ter um plano de gestão baseado na manutenção predial rotineira, evitando o desgaste do prédio e valorizando ainda mais os imóveis. Além disso, garantindo a segurança dos moradores.

A partir dessa manutenção com uma inspeção completa, é possível ter uma análise perfeita de todos os problemas que precisam ser melhorados e de tudo que ainda está em ordem no condomínio.

Para manter seu prédio no eixo e longe de problemas, você pode contar com a Brazabe, empresa de construção civil. Entre em contato conosco e veja mais sobre nossos serviços.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
O que é Biomanta

O que é Biomanta?

Uma das principais soluções sustentáveis presentes no ramo da Construção Civil é, sem dúvidas, a Biomanta. Mas você sabe o que é Biomanta e quais

Leia mais »