A importância da Construção Civil para a Economia

7 curiosidades sobre a Construção Civil

Entender a importância da Construção Civil para a economia de qualquer país é fundamental para compreender como funciona todo o fluxo de impostos, renda, geração de empregos e tudo que move a economia e permite a valorização, não só da moeda, mas da qualidade de vida no país.

Quando falamos em Brasil, entender essa relação é ainda mais importante, principalmente com as recentes crises que o país vem passando nas últimas décadas, crise essa que cresceu exponencialmente com a chegada da pandemia e o decreto de quarentena.

Dessa forma, neste artigo, a gente vai te explicar um pouco sobre a relação entre Construção Civil e o desenvolvimento econômico do Brasil e qual a importância da Construção Civil para a economia de qualquer país. Se interessa pelo assunto e quer saber mais? Então não perca o conteúdo.

Importância da Construção Civil para a Economia
Fonte: Freepik

Importância da Construção Civil para a Economia

Podemos dizer com total certeza que a Construção Civil está entre os principais pilares de desenvolvimento da economia do Brasil. Por gerar milhares e milhares de novos empregos todos os anos.

Dados colhidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que, só em 2020, foram cerca de 59 mil novos empregos gerados pela Construção Civil, representando um aumento de 34% com relação a 2019. Vale destacar, ainda, que este dado se refere apenas aos empregos formais. Se juntarmos a informalidade na Construção Civil  o número tende a ser muito maior.

O crescimento na geração de empregos faz com que a Construção Civil seja uma das áreas com maior impacto na economia e no Produto Interno Bruto do Brasil (PIB), já que gera um grande número de empregos por carteira assinada e contribui para o aumento na captação de renda e impostos, o que faz com que a Construção dê um retorno positivo ao PIB.

De Janeiro até Agosto de 2020, a Construção Civil também esteve no primeiro lugar da lista de maior setor com geração de emprego em 12 estados brasileiros. Em tempos de pandemia e falta de trabalho, este pode ser um caminho viável para uma possível melhora da economia nos próximos anos.

Economia e Construção Civil
Fonte: Freepik

Com isso, o investimento na Construção Civil e a captação de empresas (nacionais e estrangeiras) para investir no setor torna-se uma das principais pautas quando o assunto é geração de empregos e melhora da economia local.

Vale destacar, ainda, que a Construção também auxilia na geração de empregos de maneira indireta. Pensando por um cenário mais amplo, a captação de investidores para a construção de negócios gera empregos no próprio setor de Construção, mas também permite a criação de empresas e escritórios que também geram empregos.

Por isso, a revitalização e remapeamento do país por meio da Construção Civil também pode ter sua importância e destaque nos temas econômicos, sociais e de urbanização, por exemplo.

Geração de Empregos
Fonte: Freepik

Dados colhidos pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apontam que  a Construção Civil ainda deve passar por um aumento exponencial de 4% neste ano de 2021, apresentando o maior avanço em oito anos. Até porque, como já mencionamos, o maior número de lançamentos de empreendimentos pode representar mais contratações e empregos.

O grande desafio destes últimos dois anos para a retomada da Construção Civil pode ser a falta de insumos e materiais. O Brasil ainda depende muito de materiais extraídos de outros locais. Dessa forma, o translado e a falta de emprego nos demais locais ainda pode se tornar o grande desafio para a Construção Civil.

Pensando nisso, a Brazabe está no mercado visando oferecer o melhor serviço e contribuir, por meio da Construção Civil, para a melhora da economia no país. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes