Fatos sobre a Terraplanagem

Fatos sobre a Terraplanagem

Já mencionamos, em artigos anteriores, uma série de serviços feitos por nós, da Brazabe. Um, em especial, envolvia o trabalho de Terraplanagem, mas não citamos os fatos sobre a Terraplanagem. Estamos falando a respeito da Revegetação. Bem, nós já dedicamos um artigo inteiro para este assunto, mas ainda não temos um especial sobre Terraplanagem.

Afinal, você sabe o que é Terraplanagem? Quais objetivos são buscados por uma empresa ao realizar este procedimento? É sobre isso que falaremos neste artigo, sobre o conceito, objetivos e resultados, além dos principais fatos sobre a Terraplanagem. Se interessa pelo assunto e quer saber mais? Então fique atento ao nosso conteúdo abaixo.

Entendendo os principais fatos sobre a Terraplanagem

A técnica de Terraplanagem tem um conceito bem simples, principalmente por seguir ao pé da letra o seu próprio nome. Ou seja, esta é uma técnica que retira ou coloca uma parte de terra com o objetivo de deixar um terreno plano a fim de resolver diversos tipos de problemas que podem dificultar a construção civil.

Por tanto, como a Terraplanagem trabalha com a colocação ou retirada de terra, é extremamente necessário que todo o terreno esteja livre de detritos ou qualquer vegetação. Isso acelera ainda mais o processo e torna a técnica mais assertiva em seus resultados.

O processo é feito da seguinte forma (resumida): basicamente, é retirado um pedaço de terra do topo de uma área e colocado na parte de baixo de outra, deixando tudo bem plano. Para isso, são usados equipamentos especiais, além de passar por grandes cálculos que ajudam a decidir a quantidade de terra que precisa ser retirada (corte) e depositada (aterro).

Fatos sobre a Terraplanagem
Fonte: Freepik

Terraplanagem e Engenharia Civil

Tendo em vista o principal conceito da Terraplanagem, é possível entendermos que ela é uma das principais técnicas usadas na Engenharia e Construção Civil, auxiliando na criação de obras de engenharia de solo e no nivelamento de áreas em desenvolvimento para a construção. Ou seja, ajuda a deixar o local próprio para dar início na construção de algum projeto.

A Terraplanagem também ajuda na abertura de depósitos minerais e na fundação para edifícios e estruturas. No entanto, é importante que a gente destaque o seguinte fato: nem todo o terreno necessita de terraplanagem. Existe uma definição de quando é ou não ideal.

O perfil do terreno é o que, de fato, define se ele precisará passar por uma Terraplanagem ou não. Além disso, as cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e a dificuldade para executar a terraplanagem acabam sendo levadas em consideração no estudo indicado pelos especialistas.

Se o terreno tiver cotas muito abaixo ou muito acima do nível da rua, por exemplo, um serviço de terraplanagem acaba entrando entre a lista de necessidades. Mesmo assim, somente um engenheiro civil ou um profissional de topografia podem afirmar a necessidade ou não de utilizar esta técnica na obra.

O que é Terraplanagem
Fonte: Freepik

Qual o tempo médio de duração da terraplanagem?

Explicado o tamanho da importância da Terraplanagem para qualquer obra civil, outra dúvida acaba surgindo. Dessa vez, a respeito do tempo de duração que esta técnica leva para a obra. É claro que, falando em obras, o tempo é sempre muito variado, dependendo do terreno e das condições da obra. Normalmente, estima-se uma duração entre 40 e 90 dias, mas pode chegar a 180.

Terraplanagem feita pela Brazabe

Como já mencionamos, a Terraplanagem está entre os nossos principais serviços. Podemos resumir esta técnica pelos trabalhos de preparação do solo para construção, movimentação de solo, escavação ou aterro. Por isso, nós trabalhamos com algumas etapas, sendo elas:

  • Corte;
  • Escavação;
  • Aterro;
  • Carga e transporte;
  • Recomposição mecânica.

Aqui, nosso trabalho é focado no objetivo de nos tornarmos uma grande aliada do cliente e, assim, entender e realizar suas expectativas. Visite nosso site para saber mais dos nossos serviços e entre em contato com a Brazabe, empresa de Construção Civil.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
O que é Revegetação?

O que é Revegetação?

Você sabe o que é Revegetação? Nos últimos anos, a Revegetação esteve muito na pauta de grandes discussões ambientais entre as nações do mundo. Isso

Leia mais »