Como funciona o sistema de drenagem pluvial

Como funciona o sistema de drenagem pluvial

Como funciona o sistema de drenagem pluvial? A drenagem pode ser caracterizada como um tema bem conhecido por muitos, já que se emprega em diversas áreas, até mesmo doméstica. No entanto, a drenagem que falaremos no artigo de hoje é um pouco diferente, sendo mais conhecida como drenagem pluvial.

Este é um dos nossos principais serviços prestados, sendo um dos mais comuns e mais solicitados. Mas o que é, de fato, a drenagem pluvial? Se você não sabe a resposta para esta pergunta, não se preocupe. Neste artigo, a gente explica tudo para que não restem dúvidas a respeito do tema.

Como funciona o sistema de drenagem pluvial

Nós, da Brazabe, trabalhamos com o sistema de drenagem pluvial a partir da construção de dispositivos de drenagem para escoamento de águas pluviais. Alguns dos principais dispositivos são: canaleta pré-moldada, canaleta “inloco”, canaleta de solo cimento, caixa de passagem, bueiros, escada hidráulica e dissipador de energia.

A drenagem pluvial em si, pode ser caracterizada por um sistema de construções focados no papel de transportar, reter, tratar e dar um fim melhor para as águas da chuva. Esses sistemas de drenagem pluvial também são caracterizados de duas formas diferentes, sendo elas: micro e macrodrenagem.

A primeira delas é caracterizada por um sistema de pequenas e médias galerias que trabalham no sentido de coletar águas superficiais e subterrâneas.

Sistema de Drenagem Pluvial
Fonte: Freepik

Com relação a macrodrenagem, além de pequenas e médias galerias, esta categoria é pautada no uso de galerias de grande porte e receptores para a água, como rios ou grandes canais.

Quando falamos em água pluviais urbanas, por exemplo, também precisamos citar uma série de componentes que fazem parte de um bom sistema de drenagem, sendo eles: o guia, sarjeta, bueiro, galerias, bacias de amortecimento, entre outros.

A importância do sistema de drenagem pluvial

O sistema de drenagem pluvial não é apenas importante para a construção civil, sendo também de fundamental importância no aspecto de qualquer cidade, principalmente quando o assunto é segurança.

Isso porque, o sistema de drenagem pluvial é fundamental no trabalho de minimizar os alagamentos e risco contra a própria saúde pública. Este sistema de drenagem também é fundamental no que tange a minimização de deslizamentos de encostas nas cidades.

Podemos destacar, ainda, que o sistema de drenagem pluvial tem um custo bem complexo com o uso de materiais extremamente resistentes, o que permite que todo o sistema dure até mesmo um século.

Encanamentos de Drenagem Pluvial
Fonte: Freepik

Deste modo, o sistema que muitas vezes passa despercebido pela população acaba tendo um papel fundamental no que tange o bom funcionamento da cidade e até mesmo na segurança daqueles que nela vivem.

É este sistema bem montado e equipado que evitará a formação de enchentes em dias de fortes chuvas. Essas enchentes podem trazer doenças, problemas de saneamento  até mesmo econômicos, já que torna a casa de muitas pessoas inabitável, por exemplo.

Outro ponto importante, e já mencionado, é a função de evitar o deslizamento, principalmente em áreas perigosas com moradia. Sempre vemos, em época de verão, as notícias sobre deslizamentos de terra e pessoas que faleceram por conta disso.

Este problema é uma junção de casas construídas em solos indevidos e má infraestrutura do sistema de drenagem pluvial, passando pela não manutenção ou sistema mal montado, por exemplo.

Escolha a Brazabe para instalar o seu sistema de drenagem pluvial

A Brazabe é uma empresa de construções e serviços com mais de três décadas atuando no segmento de Construção Civil. Nosso trabalho é focado no objetivo de nos tornarmos uma grande aliada do cliente e, assim, entender e realizar suas expectativas. Visite nosso site para saber mais dos nossos serviços e entre em contato conosco para fazer um orçamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes