Entenda mais sobre a técnica de Rip Rap

Antes e depois serviço de “Rip-Rap”

O que é Rip Rap? A construção civil possui uma infinidade de técnicas e estratégias que, por muitas vezes, acabam não sendo conhecidas por muitas pessoas, sendo lembradas apenas por quem trabalha diretamente na área. Um exemplo dessas técnicas foi mencionado no artigo anterior, a Faixa de Servidão.

No entanto, o assunto deste artigo também é uma outra técnica pouco conhecida pelos “leigos” no tema da construção, o serviço de Rip Rap. Você sabe o que é Rip Rap? Quais são os objetivos desta técnica? É justamente isso que falaremos no artigo de hoje. Quer saber mais? Então confira.

O que é Rip Rap?

Esta técnica é muito utilizada quando falamos em construção e estabilização de taludes, a ideia deste tipo de construção é dar equilíbrio para as encostas fazendo uso do seu próprio peso, por exemplo.

Usa-se muito este tipo de serviço em lugares com bastante erosão ou em terrenos arenosos, já que os sacos contendo a mistura do solo com o cimento são utilizados para proteger superficialmente e conter todas as rupturas nos taludes.

Alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração para garantir a qualidade do serviço é que o Rip Rap seja feito com um grande poder cimentício e com muita densidade. Além disso, é importante levar em consideração que o serviço de Rip Rap deve ser feito em algumas camadas, o que garante o bom funcionamento do serviço.

O que é Rip Rap?

As 3 principais camadas do Rip Rap

Ao total, são 3 principais camadas com diferentes composições, sendo elas: camada interna, manta geotêxtil e camada externa. A primeira das camadas citadas faz uso de madeira ou pedregulhos que servem como uma espécie de filtro, utilizado para prevenir a queda do solo maciço.

Quando falamos em manta geotêxtil, estamos falando de um tecido não permeável extremamente importante para o papel de filtrar, separar, proteger e dar mais força para as barreiras que entram em contato com o solo. Esta camada é, geralmente, adicionada acima da citada anteriormente.

Por fim, podemos citar aqui a camada externa, que é uma camada opcional composta por grandes pedaços de pedras que, em seu peso, têm o objetivo de não serem levadas pela força dos reservatórios.

Algumas anotações importantes

É claro que não existe uma receita de bolo quando o assunto é a aplicação da técnica de Rip Rap. Na verdade, a técnica pode variar de acordo com a complexidade exigida pelo local que será trabalhado, precisando ou não de mais ferramentas, utilização de rapel ou de equipamentos mais fortes.

Levando em consideração que o Rip Rap trabalha na contenção e recuperação do talude, esta técnica se torna extremamente importante, principalmente quando o assunto é segurança.

Uma dica muito importante para um serviço bem feito é ter atenção aos sacos contendo solo-cimento, eles podem ser os principais diferenciais para o Rip Rap de qualidade. Isso porque, os sacos, com o tempo, acabam se degradando, restando apenas as misturas que neles estão. Se esse produto for bem empregado, ele consegue proteger o Rip Rap da ação erosiva de ventos e água.

Outra questão que devemos frisar é que, se esses compostos não forem bem utilizados, abre a possibilidade do crescimento de vegetação na construção, com o aparecimento de lodos e outras espécies vegetais, o que atrapalha a funcionalidade da técnica.

Conte com a Brazabe para um serviço de Rip Rap de qualidade

Aqui, na empresa de construção civil, Brazabe, nós oferecemos inúmeros serviços ligados à construção civil, entre eles, o de Rip Rap. Quer saber mais? Visite nosso site, acompanhe nossas redes sociais e entre em contato conosco para fazer um orçamento e buscar mais informações. Não perca essa oportunidade.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes
Como fazer um bom trabalho de pavimentação

O que é pavimentação?

Você sabe como deve ser feito o trabalho de pavimentação? A pavimentação da cidade se dá quando você aplica uma camada de material na superfície

Leia mais »