Técnica de destocamento: a importância da limpeza do terreno

Limpeza de Terreno

Você sabe qual é a importância da limpeza de terreno como um dos primeiros procedimentos para a realização de uma obra na construção civil? Neste sentido, a técnica de destocamento entra como uma das essenciais para esta limpeza. Mas o que é técnica de destocamento?

É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. O conceito da técnica de destocamento e a importância da limpeza de terreno para a preparação do solo para a construção civil. Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca a oportunidade e confira o conteúdo abaixo.

Limpeza de Terreno
Fonte: Envato

Técnica de destocamento: a importância da limpeza do terreno

Apesar de termos um solo muito propício para construções, é extremamente comum que ele precise, muitas vezes, passar por uma série de processos para se tornar ideal, de fato, para a construção de algum empreendimento.

Isso se dá, principalmente, pelo fato de que a organização do solo e sua preparação são fundamentais para que toda a estrutura construída seja montada em uma base segura e confiável. Ou seja, a preparação de terreno acaba tendo uma importância extrema para o sucesso da construção.

Imagina a seguinte situação: você irá construir o seu empreendimento, mas o local é cheio de tocos de árvores, raízes e muito lixo orgânico. Neste estado, não é possível dar início às construções.

Técnica de Destocamento
Fonte: Envato

Por isso, o primeiro passo é iniciar uma verdadeira limpeza no terreno, que pode ser dividida em duas categorias: limpeza vegetal e de materiais não desejados. A primeira delas se trata da retirada de toda a camada de vegetação que, muitas vezes, acaba precisando de um aval da prefeitura local para a liberação da retirada de árvores, por exemplo.

A segunda categoria diz respeito a retirada de lixos e materiais presentes no terreno oriundos de construções anteriores, como: pedras, restos de materiais de obra, ferro, madeiras, entre outros entulhos.

Entendendo as duas categorias, precisamos destacar, ainda, que a limpeza vegetal é a que resulta, de fato, no uso de técnicas de destocamento, por exemplo. Já que são técnicas usadas com o objetivo de retirar tocos e raízes.

Mas, para ajudar vocês a entenderem melhor todo o conceito da técnica de destocamento, vamos explicar um pouco melhor abaixo. Assim, será mais fácil assimilar os conceitos e técnicas e como elas se complementam para  uma construção de sucesso.

O que é Técnica de Destocamento?

A técnica de destocamento nada mais é do que um conjunto de formas para operar e trabalhar a retirada de tocas e raízes de árvores de um determinado solo que será usado para alguma construção.

Essas técnicas são usadas até alcançar a profundidade necessária no qual o nível do terreno seja considerado apto para ação de terraplenagem do local designado para a construção.

Podemos destacar, ainda, que as ações presentes na técnica de destocamento são realizadas de maneira mecânica, mas também é comum pessoas fazendo de forma manual por meio de instrumentos de roça, por exemplo.

Importância do destocamento
Fonte: Envato

Além de ajudar a deixar o solo próprio para a construção, essas técnicas também são essenciais para facilitar o fluxo de grandes veículos e equipamentos de construção usados durante a obra.

Vale destacar, ainda, que a melhora no fluxo deixa todo o processo de construção muito mais fluido e objetivo, retirando toda a camada nociva do solo e garantindo ainda mais a qualidade no que está sendo feito

Logo, podemos concluir que essas técnicas são como os primeiros passos para uma construção bem sucedida e objetiva, garantindo a qualidade, um bom fluxo e a segurança dos trabalhadores.

Pensando nisso, a Brazabe, empresa de Construção Civil, está no mercado visando oferecer o melhor serviço e contribuir, por meio da Construção Civil e com o uso das técnicas de destocamento, para um serviço bem prestado e organizado. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes