A importância da drenagem para as cidades

A importância da drenagem para as cidades

A importância da drenagem para as cidades pode ser definida como o processo de remoção de água da superfície ou do subsolo de uma cidade. Isso geralmente é feito usando um ou mais dos seguintes métodos: bacias de captação, bueiros, esgotos e lagoas de águas pluviais.

Quando a água da chuva cai do céu e flui do solo, pode ser um benefício para o meio ambiente. Mas nas cidades, a água da chuva pode transportar poluição, lixo, bactérias e outros poluentes para os corpos d’água.

Os sistemas de esgoto evitam isso captando a água da chuva em tubulações subterrâneas que levam às estações de tratamento de águas residuais.

A importância da drenagem para as cidades
Fonte: Envato

No nosso trabalho de drenagem, por exemplo, trabalhamos com os serviços de:

  • Canaleta pré-moldada;
  • Canaleta “inloco”;
  • Canaleta de solo cimento;
  • Caixa de passagem;
  • Bueiros;
  • Escada hidráulica;
  • Dissipador de energia.

Neste artigo, falaremos mais sobre este trabalho de drenagem e qual é a importância da drenagem para as cidades. Quer entender melhor sobre o assunto? Então confira o conteúdo completo no artigo abaixo. Confira!

Qual a importância da drenagem para as cidades?

A drenagem é um tópico importante para as cidades. Garante a saúde pública da cidade e evita que a água inunde as residências.

Este trabalho é importante para o bem-estar e a segurança de uma cidade. Durante chuvas fortes, é importante ter drenagem suficiente para cuidar do excesso de água e certificar-se de que não haja áreas inundadas. Isso também evita inundações, que podem ser muito perigosas.

Drenagem correta nas cidades
Fonte: Envato

Os sistemas de drenagem podem ser classificados em 3 categorias: drenagem de águas pluviais, esgoto sanitário e escoamento superficial. A drenagem de águas pluviais lida principalmente com a água da chuva de superfícies duras como estradas, telhados, calçadas, etc.

O esgoto sanitário atende à água de esgoto proveniente de casas ou indústrias localizadas nas proximidades, enquanto o escoamento superficial carrega a água da chuva de todas as fontes de terra, além de superfícies duras como solo e vegetação. Portanto, é importante que as cidades tenham um bom sistema de drenagem instalado.

O escoamento superficial, por sua vez, é o fluxo da água da chuva sobre a superfície da Terra. Quando atinge um canal, como uma vala ou bueiro, ele flui sob a superfície ou contínua sobre a superfície. Um uso comum da água de escoamento é encher tanques de água, geralmente para uso residencial.

Sistemas de drenagem nas cidades
Fonte: Envato

Como fazer um bom trabalho de drenagem?

Entre os principais tópicos para um bom trabalho de drenagem, podemos destacar os seguintes:

  1. Certifique-se de que a área está seca e sem água de superfície;
  2. Cave uma vala com a profundidade e largura necessárias;
  3. Coloque um material poroso, como pedra no fundo da vala, formando uma base para o tubo de drenagem perfurado ou ralo de cascalho;
  4. Coloque qualquer tubo de drenagem reforçado sobre o material poroso e despeje água limpa nele. Isso garantirá que quaisquer bolhas de ar sejam removidas de dentro e de fora do tubo, o que criará uma vedação hermética;
  5. Cubra ambos os lados do tubo perfurado com uma camada de malha de metal fina, como aço galvanizado, para impedir a entrada de pragas e raízes;
  6. Preencha ao redor do seu material poroso com solo ou areia para garantir que ele permaneça no lugar.
Sistema de Drenagem Pluvial
Fonte: Freepik

Faça uma drenagem segura e assertiva com a Brazabe

Contratar uma empresa de construção civil é o melhor caminho a percorrer. Assim, você não precisa se preocupar em ter problemas e dores de cabeça quando você faz isso sozinho.

Entre nossos principais serviços na Brazabe, destacamos a demolição, nivelamento, preparação do local, escavação e pavimentação. Nós também oferecemos um ótimo serviço de drenagem para você. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes