Como nós ajudamos na recuperação de áreas degradadas

Sustentabilidade e Construção Civil

Para saber como nós ajudamos na recuperação de áreas degradadas, antes é preciso entender mais sobre o seu conceito. Áreas degradadas são áreas que foram despojadas de seus recursos naturais e ecossistemas. Eles também precisam ser melhor administrados para garantir que não se tornem estéreis.

A importância da recuperação dessas áreas é que ela proporcionará uma fonte sustentável de recursos mundiais, como água doce, alimentos e energia, dependendo da região.

A recuperação de áreas degradadas não pode ser subestimada. Se não forem devidamente remediadas, essas áreas adversas podem levar a uma variedade de consequências negativas, como riscos à saúde, degradação ambiental e perda de habitat.

Como nós ajudamos na recuperação de áreas degradadas
Fonte: Brazabe

É justamente por isso que trabalhamos para recuperar essas áreas degradadas por meio do nosso serviço de revegetação, serviço este que engloba:

  • Semeadura manual;
  • Plantio de grama em placa;
  • Reflorestamento;
  • Hidrossemeadura;
  • Aplicação de Biomanta.

Por isso, neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o nosso serviço de revegetação e como nós ajudamos na recuperação de áreas degradadas. Confira o conteúdo abaixo e entenda melhor sobre o tema debatido.

Entendendo o que é revegetação e como nós ajudamos na recuperação de áreas degradadas

A revegetação é o ato de restaurar uma área com vegetação. Também pode ser definido como o processo de revegetação de uma área ou ecossistema que foi danificado pela atividade humana, como a exploração madeireira ou um desastre natural.

A revegetação é importante não apenas pela diversidade biológica que traz para uma região, mas também por sua capacidade de mitigar as mudanças climáticas e sequestrar o carbono nas plantas, que são frequentemente chamadas de “sumidouros de carbono”.

Brazabe e Sustentabilidade
Fonte: Freepik

Devido aos seus benefícios variados, a revegetação deve ser considerada um componente chave na conservação. Ou seja, o objetivo da revegetação é restaurar os serviços do ecossistema, como qualidade da água, biodiversidade e habitat da vida selvagem em áreas onde a vegetação foi removida.

Isso pode ser feito plantando espécies nativas ou usando espécies não nativas, mas locais, para criar um ambiente que prospere.

Na maioria dos casos, a revegetação é feita através da introdução de plantas nativas de volta na área onde estavam inicialmente presentes antes da intervenção humana. No entanto, esta pode ser uma tarefa complicada porque leva muito tempo e recursos para estabelecer cada planta perfeitamente em seu habitat original.

Saiba o que é Revegetação

Qual a relação entre a revegetação e a recuperação de áreas degradadas?

A relação entre revegetação e recuperação de áreas degradadas é tal que a revegetação potencializa o processo de recuperação.

Por exemplo, se um local foi perturbado, revegetá-lo ajuda a atrair polinizadores e outros insetos benéficos que, por sua vez, ajudam a controlar as pragas, aumentando assim o crescimento das plantas. Esses processos podem ser observados dentro de 5 anos após a restauração da terra.

Ou seja, a revegetação é um método de restauração ecológica que envolve o plantio e cultivo de plantas em uma área onde a vida vegetal era anteriormente densa. É usado para reabilitar áreas degradadas, fornecer habitats para a vida selvagem, reduzir a erosão e aumentar a fertilidade do solo. E aí está toda a relação entre os dois conceitos.

Qual a relação entre a revegetação e a recuperação de áreas degradadas?

Os dois tipos de revegetação

A revegetação pode ser feita por dois métodos: passivo ou ativo. Os métodos passivos são frequentemente usados quando não há humanos vivendo em uma região, enquanto os métodos ativos são usados quando há assentamento humano.

A revegetação também pode ser feita por meio de processos naturais, como a dispersão de sementes, ou introduzida por humanos por meio de sementes ou transplante de plantas de outras regiões.

Conte com a Brazabe no processo de recuperação de áreas degradadas

Nós, da Brazabe, somos uma empresa de Construção Civil que se pauta na recuperação de áreas degradadas para contribuir com o meio ambiente e evitar o grande desgaste do nosso planeta. Para isso, contamos com inúmeros serviços que visam este objetivo. Entre em contato conosco e saiba mais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes