Você sabe o que é Hidrossemeadura?

Você sabe o que é Hidrossemeadura?

Já citamos no artigo anterior uma ótima solução sustentável presente na Construção Civil contra a erosão e que favorece o bem-estar do solo, a Biomanta. Neste artigo, no entanto, falaremos sobre um processo muito parecido, que consiste em objetivos próximos e têm as mesmas taxas de assertividade e relevância, a hidrossemeadura.

Afinal, você sabe mesmo o que é hidrossemeadura? Este nome grande pode acabar assustando algumas pessoas que, por este motivo, acreditam ser um processo muito complexo e de difícil entendimento. Pois, neste artigo, a gente vai provar que o conceito pode parecer muito mais simples.

Quer entender o que é hidrossemeadura e quais são as suas utilidades na Construção Civil? Então, não perca essa oportunidade e aproveite o nosso conteúdo exclusivo abaixo. Além disso, para ficar ainda mais por dentro de outros temas ligados ao segmento, basta nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog.

Você sabe o que é Hidrossemeadura?

O que é Hidrossemeadura?

Diferentemente de um processo de proteção contra  a erosão, a hidrossemeadura trata-se de uma técnica que faz uso de uma mistura de sementes, adubos, massa orgânica, mulch e adesivos.

No caso, esses componentes são colocados em um transporte específico para a hidrossemeadura e, posteriormente, é transferido por meio de uma mangueira, que lança um jato da mistura, a processando com a água.

A ideia é proteger o solo contra  a erosão e agentes que podem causar este problema. Além disso, essa técnica por ser usada em áreas recém-terraplanadas e aterro com baixo nível de declividade. Áreas com deficiência no recobrimento da vegetação ou que esteja desprotegido também estão na lista. Sendo, inclusive, indicado no processo de pré-instalação da Biomanta.

Biomanta Vegetal

Para dar início ao processo de hidrossemeadura, o profissional precisa regular o terreno e abrir as covas. Analisando o projeto, pode-se dar início na irrigação e adubação. A análise é para garantir a assertividade de como a técnica será aplicada.

Recomenda-se que a mistura a seja aplicada com 6.000 litros de água, correspondente à carga de aplicação para 1.000 m2 de superfície de talude. O equipamento específico de hidrossemeadura é caracterizado pelo eixo girador e a bomba rotativa de alta pressão.

O primeiro conta com palhetas que servem para agitar e homogeneizar a mistura. No caso da bomba rotativa, a sua pressão garante giros de 2.500 rpm.

A hidrossemeadura trabalha diretamente nessa estabilização de encostas e taludes, por isso ela faz um trabalho completamente direcionado para a vegetação do local, que são responsáveis por proteger a integridade desses taludes.

As áreas que não contam com vegetação, acabam ficando expostas a erosão, já que isso provoca um escoamento superficial das águas da chuva. Assim, o aparecimento da vegetação ideal no local protegerá a estabilidade do solo.

Entre os principais benefícios das plantas, podemos destacar:

  • Soma ainda mais partículas no solo, ajudando na proteção;
  • Fortalece a coesão;
  • Garante uma melhor resistência do solo;
  • Aumentam a infiltração de água;
  • Acrescem na porosidade;
  • Servem, de certa forma, como canais de sucção.

Dessa forma, podemos concluir que a hidrossemeadura ajuda a controlar e preservar a umidade e temperatura do solo. Além disso, é responsável direta por minimizar o impacto de intempéries climáticas, impedir a erosão e diminuir a evaporação, melhorando a estrutura do solo de forma geral. 

Conte com a Brazabe

Somos uma empresa de construção civil, com mais de 30 anos no mercado. Trabalhamos com foco direto para nos tornarmos uma grande aliada do cliente e, assim, entender e realizar suas expectativas. Trabalhamos dentro da cultura “lean”, com gestão nos processos e pessoas.

Visite nosso site para saber mais dos nossos serviços e entre em contato conosco para fazer um orçamento. Venha para a Brazabe.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes
Como fazer um bom trabalho de pavimentação

O que é pavimentação?

Você sabe como deve ser feito o trabalho de pavimentação? A pavimentação da cidade se dá quando você aplica uma camada de material na superfície

Leia mais »