O que é Biomanta?

O que é Biomanta

Uma das principais soluções sustentáveis presentes no ramo da Construção Civil é, sem dúvidas, a Biomanta. Mas você sabe o que é Biomanta e quais são as suas aplicações dentro da Construção Civil?

O nome pode assustar algumas pessoas ou, até mesmo, gerar conflito de conceitos, podendo confundir outras que ouvem falar a respeito. Por isso, pensando em evitar essas confusões com o nome e o verdadeiro conceito dessa solução, vamos falar, no artigo de hoje, o que é Biomanta e quais são as suas aplicações na Construção Civil.

Quer saber mais? Então confira o artigo abaixo e aproveite o conteúdo. No nosso blog, oferecemos uma série de conteúdos informativos e relevantes que te ajudarão a entender melhor tudo ligado à Construção Civil.

O que é Biomanta

O que é Biomanta

Também conhecida como tela vegetal, a Biomanta pode ser classificada como uma solução sustentável para proteger lugares propensos à erosão do solo, como falamos acima. Ou seja, ela tem papel fundamental na construção civil, ajudando a evitar que um determinado solo sofra com erosão e, coloque em risco a vida de trabalhadores e civis.

Em sua composição, a Biomanta é formada por uma mistura de fibras vegetais desidratadas, costuras de fios, látex natural, cola e grelhas de polipropileno. Sua fabricação costuma ser feita por meio da celulose, mas é comum vermos Biomantas fabricadas com sisal, fibra de coco, juta e colmo de algumas plantas.

Mesmo assim, ainda é importante destacar que a efetividade da Biomanta depende muito do trabalho de análise do solo e do local por parte dos responsáveis da obra, que irão avaliar o grau de necessidade de acordo com o projeto que está sendo posto em prática.

Exemplo de Biomanta

Mas como, de fato, a Biomanta atua e quais são as suas aplicações na Construção Civil para quem deseja iniciar um projeto, seja de prédio, casa, condomínios, entre outros? Bem, podemos destacar aqui algumas das principais funções, que são:

  • Proteção contra erosão reduzindo o impacto das chuvas;
  • Nutrem o solo, por meio da sua composição de matéria orgânica;
  • Ajudar na germinação e desenvolvimento de espécies vegetais;
  • Retém a umidade do solo, o deixando vivo, rico em nutrientes e evitando sua degradação.

Outra dúvida que pode vir a surgir é com relação ao uso da Biomanta. Afinal, onde devemos usá-la na Construção para que ela seja objetiva e assertiva nos resultados que promete entregar?

Bem, é claro que ela é mais indicada em lugares em que a análise de especialistas indicam propensão para erosão, mas também é comum o seu uso em terrenos recém terraplanados ou aterrados, por exemplo. Solos que passaram por um processo de destocamento e limpeza do terreno.

Seu uso pode ser por segurança, puramente estético ou por conta de algum tipo de solicitação. O que, de fato, irá mudar é apenas a sua gramatura e composição de acordo com as necessidades do local. Por isso, anteriormente, falamos da necessidade dessa análise do ambiente.

Biomanta Vegetal

É importante, ainda, a gente ressaltar que a aplicação da Biomanta, no entanto, depende ainda da realização das etapas de regularização, microcoveamento e semeio. Na primeira etapa, serão preenchidos todos os espaços vazios no solo para gerar uma espécie de força e evitar enfraquecimento dele.

No microcoveamento, o profissional faz vários furos com o objetivo de reter o máximo de insumos depositados e, por fim, o semeio que se consolida como o plantio das sementes homogêneas.

Conte com a Brazabe para um serviço de aplicação de Biomanta

Somos uma empresa de construção civil, com mais de 30 anos no mercado. Trabalhamos com foco direto para nos tornarmos uma grande aliada do cliente e, assim, entender e realizar suas expectativas. Trabalhamos dentro da cultura “lean”, com gestão nos processos e pessoas.

Visite nosso site para saber mais dos nossos serviços e entre em contato conosco para fazer um orçamento. Venha para a Brazabe.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes