Entenda o que significa pavimentação e quais são os diferentes tipos

Como fazer um bom trabalho de pavimentação

Você sabe o que significa pavimentação e quais são os diferentes tipos? Pavimentação é um tipo de construção feita para tornar uma superfície adequada para uso. Ele pode ser usado para cobrir ou reparar superfícies existentes ou criar novas superfícies, como estradas ou estacionamentos.

Isso geralmente se refere ao uso de concreto ou asfalto para cobrir uma área previamente perturbada (geralmente uma escavação).

Um trabalho típico de pavimentação inclui misturar e aplicar cimento, cascalho e areia em proporções adequadas para criar uma superfície uniforme. Ao planejar a pavimentação, é importante considerar que tipo e qualidade de material de pavimentação de estrada você usará.

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o que é pavimentação e quais são os diferentes tipos de materiais usados para realizar esta atividade na construção civil. Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca o conteúdo exclusivo abaixo.

Entenda o que significa pavimentação e quais são os diferentes tipos
Fonte: Envato

Entenda o que significa pavimentação e quais são os diferentes tipos

A pavimentação é uma parte importante do paisagismo, assim como da indústria da construção. Ele pode ser usado para proteger superfícies naturais da erosão, aumentar os níveis de conforto para os pedestres ou simplesmente tornar os espaços ao ar livre mais esteticamente agradáveis.

Essa indústria de pavimentação tem crescido ao longo dos anos e existem muitos tipos diferentes de pavimentação disponíveis. Alguns tipos incluem pavimentação de malha metálica, pavimentação de tijolos, pavimento decorativo e asfalto. Falando de construção civil, ainda podemos citar:

Como fazer um bom trabalho de pavimentação
Fonte: Envato

Pavimentação de concreto

Pavimentação de concreto armado com agregado graúdo. Esse tipo é mais comum em áreas urbanas.

Pavimentação asfáltica

Pavimentação composta de agregado fino (xisto) e aglutinante asfáltico com pouquíssima quantidade de brita utilizada para lastro, além de espaço vazio entre as camadas do pavimento.

Este tipo é mais comum no meio rural devido ao seu baixo custo em comparação aos outros tipos, mas apresenta uma resistência inferior ao pavimento de concreto por não possuir tanta armadura.

Cria uma base ideal para pavimentação de estradas e outras estruturas
Fonte: Envato

Pavimentação de pedra

A pavimentação de pedra é um método de pavimentação utilizado desde a antiguidade. Consiste em grandes pedras interligadas, geralmente dispostas em um padrão de sobreposição.

Os padrões são frequentemente geométricos ou em forma de animal e foram projetados para fornecer drenagem e dar tração à superfície de modo a não ficar escorregadia quando molhada.

Trabalho de pavimentação
Fonte: Envato

Quais são os diferentes materiais de pavimentação?

Os materiais de pavimentação são usados para finalidades diferentes e têm propriedades diferentes que os tornam adequados para determinadas situações.

Materiais de pavimentação:

  • O concreto é o material mais procurado do mercado, mas nem sempre é o mais durável.
  • O pavimento asfáltico é resistente a ácidos, álcalis, produtos químicos e derivados de petróleo.
  • A pedra-pomes é leve, mas tem tendência a rachar no tempo frio.
Trabalhar na Construção Civil com mais Segurança
Fonte: Envato

Por que as cidades devem investir em pavimentação?

A pavimentação é um bom investimento para a cidade de várias maneiras. Ele cria uma superfície lisa e durável que não se torna escorregadia quando chove ou neve. A pavimentação pode ser feita a baixo custo, com o mínimo de interrupção do tráfego e dos negócios da região.

Ainda oferece espaços adicionais para plantar árvores, reduzir o escoamento de águas pluviais e melhorar a qualidade da água, absorvendo poluentes e filtrando a água da chuva. Mas pavimentação não é apenas uma questão de o que as cidades podem ganhar com isso – é também o que elas têm a perder sem pavimentação.

Cidades que não investem em pavimentação terão mais buracos e condições mais perigosas em áreas frequentadas por carros, bicicletas e pedestres.

Por que as cidades devem investir em pavimentação?
Fonte: Envato

Contrate uma empresa de construção civil para fazer pavimentação

Ao contratar uma empresa de construção civil para pavimentação, você não precisa se preocupar com o resultado. O projeto é algo que requer habilidades e conhecimentos que só uma pessoa com anos de experiência possui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes