O que faz um apontador de obra na Construção Civil?

Como trabalha o apontador de obras

Você sabe o que faz um apontador de obra? Também conhecido como anotador de mão-de-obra, ele analisa o trabalho realizado por todos os tripulantes de um canteiro de obras. Em seguida, documentam suas descobertas usando um software de computador.

Este cargo determina que o profissional deve ser capaz de identificar os defeitos estruturais em edifícios e outras estruturas durante a construção. Eles também podem ser solicitados a apontar quaisquer falhas ou erros nos desenhos e especificações antes do início do trabalho.

O que faz um apontador de obra na Construção Civil?
Fonte: Envato

Eles normalmente trabalham em tempo integral e se reportam a um capataz ou gerente de projeto no local. O horário de trabalho depende da localização e pode ser longo em alguns casos. Eles também podem precisar fazer alguma preparação para seu trabalho, como ler desenhos de construção, reunir-se com clientes, reunir informações de visitas ao local.

Neste artigo, a gente te explica um pouco mais sobre o que faz um apontador de obra e qual é a sua função dentro do canteiro de obras e na parte administrativa da empresa de construção.

A importância do apontador de obra na Construção Civil
Fonte: Envato

O que faz um apontador de obra na Construção Civil?

O anotador de mão de obra da construção civil trabalha para processar o tipo de mão de obra e outras tarefas executadas pelos operários em um canteiro de obras. Ele pode coletar dados de várias fontes, como planos de projeto, filmagens e fotografias.

Além disso, ele também anota informações relacionadas a alimentação dos funcionários, transporte e vestuário ideal para trabalhar no canteiro de obras. Vale ressaltar que ele trabalha fazendo uma espécie de ponte entre o canteiro e a parte administrativa da empresa.

Como trabalha o apontador de obras
Fonte: Envato

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério (CBO) do Ministério do Trabalho, outras formas de chamar este cargo são: apontador de pessoal, anotador de pessoal e controlador de mão-de-obra.

O CBO explica que as funções do cargo incluem: anotar a produção e controlar a frequência de mão-de-obra, acompanhar atividades de produção, conferir cargas e verificar documentação.

“Preencher relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos. Controlar movimentação de carga e descarga nos portos, terminais portuários e embarcações. Podem liderar equipes de trabalho”, complementa o CBO.

3 principais eixos da Construção Civil de grande porte
Fonte: Envato

A importância do apontador de obra na Construção Civil

O apontador de obra em uma construção civil tem papel fundamental no sucesso de um projeto. Eles são responsáveis por programar os trabalhadores, garantindo que eles tenham as ferramentas e equipamentos certos para fazer seu trabalho e por acompanhar seu progresso.

Em muitos casos, o apontador de obra também é responsável pela contratação e treinamento de novos funcionários. Isso pode ser especialmente importante em empregos de construção, quando há escassez de mão de obra qualificada.

São muitas as responsabilidades de ser um controlador de mão de obra, mas uma das mais importantes é garantir a segurança no local.

Construção Civil e seus eixos
Fonte: Envato

Os controladores de mão de obra são normalmente técnicos com alto nível de conhecimento na área da construção. Eles podem ser contratados por um empreiteiro ou subempreiteiro. Seu trabalho é monitorar e controlar as diferentes atividades de construção que estão ocorrendo em um local durante um projeto.

Esses profissionais altamente qualificados existem há mais de duas décadas, mas foi apenas nos últimos 10 anos que suas habilidades foram colocadas em uso à medida que a tecnologia avançava e se tornava mais disponível para uso em canteiros de obras.

Importância da construção civil na geração de empregos
Fonte: Envato

De acordo com dados colhidos pela Catho, a remuneração média deste profissional é de R$1.433,33. A empresa ainda afirma que cerca de 24% destes profissionais têm graduação completa, 12% são graduados em Administração e 5% têm Inglês intermediário.

]Nós, da Brazabe, somos uma empresa de construção civil e temos uma gama completa de serviços de construção que atendem às mais diversas necessidades do consumidor. Isso tudo passa pela profissionalização e qualificação dos nossos profissionais, além do investimento em equipamentos de qualidade para que sejam realizados grandes trabalhos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes