O que é manutenção de faixa de servidão?

Manutenção de Faixa de Servidão

Você sabe o que é manutenção da faixa de servidão? Antes de tudo, é essencial que a gente explique exatamente o que é faixa de servidão, não é verdade? Bem, este é o nome dado para uma faixa de terra que fica sobre um percurso usado para passar um duto ou qualquer tipo de linha de transmissão.

Este tipo de faixa possui uma série de normas e regras para que seja feita dentro da legalidade. Um exemplo é a faixa de extensão, que deve ter 20 metros de largura e deve ser mantida livre de construções ou plantações de grande ou médio porte.

O que é manutenção de faixa de servidão?

Assim, para que a faixa de servidão seja feita de maneira correta, dentro da legalidade e com toda a qualidade possível, ela deve ser elaborada por uma empresa de construção civil, que entende as normas e conta com os equipamentos necessários para a realização das obras e para fazer toda a manutenção.

Mas o que é, de fato, a manutenção da faixa de servidão? Qual a funcionalidade desta atividade? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Se você quer ficar por dentro desses e outros conteúdos, confira nosso blog com artigos exclusivos.

O que é manutenção de faixa de servidão?

A manutenção da faixa de servidão busca identificar eventuais não conformidades ambientais em áreas localizadas. Dessa forma, a empresa deve trabalhar para adotar, executar, inspecionar, monitorar e aprovar as ações corretivas relevantes.

Também faz parte deste trabalho a sinalização das faixas, que tem o objetivo de instalar marcos delimitadores e sinalizadores que ajudam a manter toda a segurança possível no local de trabalho.

Empregos na Construção
Fonte: Envato

Os profissionais ainda podem fazer uma inspeção completa, que pode ser realizada andando ou com algum veículo para ver as necessidades de reparos urgentes por conta possíveis de problemas com os dutos, vazamentos, erosões ou até mesmo desmoronamentos. Na maioria dos casos, são as ações da natureza que criam a necessidade de manutenção da faixa de servidão.

A empresa ainda deve fazer o corte de toda vegetação, não importa o porte, que esteja dentro da faixa delimitada para a faixa de servidão, ou seja, dentro dos 20 metros.

Como destacamos acima, este tipo de faixa não pode contar com construções ou plantações feitas acima dela. Assim, a manutenção visa fazer essa retirada para deixar o solo dentro das normas ideais para a construção da faixa e, assim, manter a sua assertividade.

As sinalizações feitas pela faixa de servidão
Fonte: Envato

As sinalizações feitas pela faixa de servidão

Você sabia que as faixas de servidão também podem ser usadas para sinalizar onde não se pode fazer escavações, ocupações, construções ou obras em geral. Isso ajuda a evitar que uma empresa de construção decida fazer obras de escavação logo acima de um gasoduto. Ou seja, a marca da faixa de servidão sinaliza justamente a não permissão de escavações.

Podemos apontar que existem algumas especificações sobre o uso dessas áreas da faixa de servidão, mas não é totalmente proibido. Quaisquer atividades que ocorram nesses intervalos precisarão ser mostradas e autorizadas primeiro.

O site de Furnas informa que estão disponíveis as seguintes atividades: agricultura (como horticultura, fruticultura, floricultura, plantação de milho, trigo e arroz), por exemplo.

Venha para a Brazabe e invista em profissionais qualificados

Venha para a Brazabe e invista em profissionais qualificados

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é manutenção da faixa de servidão? Na Brazabe, empresa de construção civil, sempre buscamos ser o melhor aliado de nossos clientes. Trabalhamos para entender suas expectativas, atendê-las e proporcionar clientes satisfeitos.

Visite nosso site para saber mais dos nossos serviços e entre em contato conosco para fazer um orçamento. Além de Faixa de Servidão, temos diversos outros serviços, confira mais no nosso site.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes