3 inovações tecnológicas na Construção Civil

Uso de Drone na Construção Civil

Você sabe quais são as 3 principais inovações tecnológicas na Construção Civil? A indústria da construção é bastante antiga e existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar no processo de construção.

Tecnologias como impressão 3D, drones e fotogrametria agora estão sendo usadas no campo da construção civil para facilitar as coisas para os empreiteiros. Com essas inovações, os empreiteiros agora podem realizar seu trabalho com muito mais eficiência.

Para acompanhar os tempos de mudança, as construtoras precisam ser inovadoras e criativas. Até porque, como já falamos, as inovações no campo da tecnologia estão possibilitando que essas empresas sejam mais eficientes e produtivas.

3 inovações tecnológicas na Construção Civil
Fonte: Envato

Por exemplo, os avanços na tecnologia de impressão 3D permitiram que as empresas criassem peças personalizadas para equipamentos no local, economizando tempo e reduzindo os custos de importação dessas peças de outros lugares.

Assistentes de IA também estão cada vez mais sendo usados por empresas de construção que desejam delegar parte de seu trabalho a robôs. Isso economiza tempo que, de outra forma, gastariam em tarefas de mão-de-obra intensiva, como o levantamento do terreno.

Neste artigo, a gente te explica um pouco mais sobre as inovações tecnológicas na Construção Civil. Entenda mais sobre as principais conferindo abaixo no nosso conteúdo exclusivo.

Tecnologia é aliada da Construção Civil
Fonte: Envato

3 inovações tecnológicas na Construção Civil

Uma série de novas tecnologias e inovações tecnológicas na construção civil estão mudando a forma como projetamos, construímos e mantemos nossas cidades.

Os engenheiros civis têm usado várias tecnologias para melhorar a construção de edifícios e estradas. O uso de fábricas inteligentes é um desenvolvimento que ajudará a melhorar a engenharia civil no futuro.

Abaixo, a gente nomeia quais são as 3 principais inovações tecnológicas na Construção Civil e como essas inovações atuam no setor. Confira:

Uso de Drone na Construção Civil
Fonte: Envato

Impressora 3D

A indústria da construção tem feito experiências com impressoras 3D há anos, mas a tecnologia está apenas começando a se tornar popular. As construtoras agora podem solicitar uma impressora 3D de um mercado online e tê-la entregue em seus sites em até cinco dias.

As impressoras 3D são utilizadas no setor da construção civil para produzir maquetes de edifícios ou pontes. Isso é feito para testar a resistência a terremotos, segurança e criar desenhos arquitetônicos.

Existem muitos benefícios em usar impressoras 3D para construção civil. Alguns desses benefícios são:

  • Os profissionais podem produzir modelos precisos que se parecem exatamente com o produto final;
  • Acelera drasticamente o processo de construção de um edifício e pode reduzir o tempo de 10-20 anos para 4-6 anos.
Impressora 3D na Construção Civil
Fonte: Envato

Robótica

A robótica para a construção civil é uma das áreas mais promissoras e de crescimento mais rápido da robótica. A pesquisa e o desenvolvimento na área têm se acelerado nos últimos anos devido aos avanços em sensores, poder de computação, algoritmos, aprendizado de máquina e eletrônica.

O uso de robôs para construção pode ser visto como uma oportunidade de aumentar o trabalho humano com máquinas; no entanto, também pode ser visto como uma ameaça aos empregos que já são escassos.

Na verdade, é interessante pensar como esta tecnologia pode reduzir o erro humano, aumentar a produtividade, diminuir custos e tornar os projetos de construção mais seguros.

Robótica e Construção Civil
Fonte: Envato

Realidade virtual para Construção Civil

A realidade virtual é a tecnologia perfeita para revolucionar a maneira como construímos e projetamos edifícios. Ele pode ser usado para visualizar virtualmente um edifício antes de ser construído, para entender o impacto da construção no ambiente natural e até mesmo para testar layouts de locais para desenvolvimentos futuros.

Ela também pode ser usada na construção de três maneiras: treinamento de segurança, visualização e preparação dos locais de trabalho e como uma ferramenta de colaboração.

Realidade Virtual na Construção Civil
Fonte: Envato

Invista em Construção Civil com a Brazabe

Uma empresa de construção civil é responsável pelo projeto, construção e manutenção das estruturas civis. O investimento em construções civis nunca foi tão urgente como agora devido ao aumento significativo da população em todo o mundo. Para isso, conte com a Brazabe.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Postagens Recentes